domingo, 1 de novembro de 2009

O PRESENTE É INCOMPARAVELMENTE MELHOR DO QUE O PASSADO....CORA CORALINA.



Belíssimo Espetáculo apresentado em Curitiba POR
HÉLADE COMPANHIA DE TEATRO: CORA CATADORA DE SONHOS.

Cora Coralina uma das maiores poetisas do Brasil "Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas" nasceu na Vila Boa de Goiás em 20 de julho de 1889. De seus anos de escola, é ela mesma quem conta: "Na minha época não se passava de ano, mudava-se de livro. Passar do primeiro para o segundo livro já era uma grande vitória". Ela chegou ao quarto livro porque gostava muito de ler, e isso não era muito bem visto pelos pais. "Sempre fui considerada, pelos meus pais, uma criança desajustada...". Mas, apesar de todo preconceito que existia contra a mulher intelectualizada, ela não cessava de ler e escrever. Aos catorze anos já publicava seus escritos nos jornais da localidade e escandalizava as familias tradicionais com sua malícia e irreverência.

Cora Coralina tem uma vasta obra publicada e um exemplo de MULHER ...
"AS MULHERES SERÃO FORTES NO DIA EM QUE ORGANIZAREM SEU PARTIDO POLÍTICO, QUANDO DEIXAREM DE FAZER CAMPANHA PELO MARIDO, PELO IRMÃO, PELO NAMORADO OU AMIGO".

Aos noventa e cinco anos, mostrava-se profundamente otimista: "Nunca escreverei uma palavra para lamentar a vida. O presente é incomparavelmente melhor do que o passado, assim como também o é o futuro em relaçao ao presente".

Um comentário:

  1. Maristela, vc acredita que só hoje vi seu site? Tenho que ser sincera....estava aqui pela internet, procurando fotos antigas da minha Companhia e me deparei com o seu. Só tenho uma coisa a dizer.... muitíssimo obrigada! Cora foi um espetáculo gerado pelo amor a essa grande poetisa. Abraços, Carla Barros.

    ResponderExcluir